• rabreu [at] igc.gulbenkian.pt

Coordenador LiB, Direção Estratégica & Educacional LiB, Direção Científica LiB (IGC)

Rodrigo Abril de Abreu

Rodrigo Abril de Abreu foi o Coordenador do Projeto “Lab in a Box” de 2019 a 2022. Durante este período, em colaboração com Joana Loureiro, foi responsável pela profissionalização do projecto LiB, pelo desenvolvimento do projecto para o 1º e 2º ciclo do ensino básico e pela sua implementação pela 1ª vez nas escolas portuguesas, assim como pelo estabelecimento das bases para o escalamento do projeto a diferentes regiões portuguesas e PALOP.

O Rodrigo possuí uma combinação única e transversal de competências. Licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa e é Doutorado em Neurociências pelo Programa de Doutoramento em Neurociências da Fundação Champalimaud (INDP). Desenvolveu o seu doutoramento na Universidade de Viena (Áustria), Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), onde investigou mecanismos cognitivos do comportamento social. Foi investigador convidado do projeto Blackbox – Arts & Cognition, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), onde estudou processos criativos de tomada de decisão em artes performativas. Com uma diversa experiência em comunicação de ciência e projetos de educação, foi ainda cofundador do projeto de educação de ciência “Sciencecalifragilistic” da Fundação Champalimaud, entre outros projetos em que participou.

Fora do mundo da ciência, foi redator e criativo em Agências de Publicidade, trabalhou em planeamento estratégico, faz ilustração e é autor de livros infantis.