Descrição do Projeto

Que seres vivos vivem na área de contacto entre a terra e o mar?  Porque é que o plástico é tão perigoso para a fauna marinha e ecossistemas?

Quando a maré está baixa é possível encontrar no areal, nas rochas e nas poças de água, uma grande diversidade de seres vivos que fazem da zona de contacto entre a terra e o mar a sua casa. Estes organismos podem fazer parte das cadeias alimentares de diversos outros animais marinhos que deles dependem para a sua sobrevivência. Infelizmente uma nova “espécie” tóxica – o plástico – invadiu as nossas praias e o nosso mar, pondo em risco este equilíbrio ecológico.

Nesta atividade do Lab in a Box (LiB), estruturada como um jogo, vamos observar e classificar alguns destes seres vivos e usá-los para alimentar diferentes animais, num ambiente marinho natural e num ambiente marinho poluído com plástico e outros lixos. O jogo permite aumentar o conhecimento sobre a fauna marinha da costa portuguesa e a consciência do impacto que o lixo marinho tem a nível ambiental, na fauna marinha e na saúde humana.

Descarregue a atividade completa:

guia do professor
caderno de laboratório
materiais digitais
For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de Privacidade e Cookies.
I Accept

Sugestão de animação complementar: “Piper“ (Fonte: Pixar)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de Privacidade e Cookies.
I Accept

Sugestão de vídeo complementar: “As aventuras do Vasco – Oceano de Plástico“ (Fonte: Oceanário de Lisboa)