A Native Scientist, uma rede de cientistas internacionais que fazem divulgação para combater as desvantagens educacionais e promover a diversidade, organizou um Simpósio Online intitulado “Inovações na Educação STEM durante a Pandemia” que aconteceu em 23 de abril de 2021. O Lab in a Box fez uma apresentação na Slam Session do Simpósio, detalhando de que modo a pandemia levou o projeto a inovar a sua educação em STEM (do inglês: “Science, Technology, Engineering, and Mathematics”)

 

Com a Native Scientist e a sua audiência,  o Lab in a Box discutiu as experiências e tribulações de implementar um projeto que consiste em atividades científicas “mãos-na-massa”, no qual fazer e interagir socialmente são essenciais para a aprendizagem, durante uma pandemia, entre a obrigação de ficar-em-casa e encerramentos de escolas. Se por um lado a pandemia de COVID-19 perturbou as engrenagens do projeto, também estimulou a criatividade e levou a equipa a considerar formas alternativas de implementação. O Lab in a Box partilhou os mecanismos de lidar com obstáculos e as soluções inovadoras que criou para não quebrar as promessas de potenciar a parte experimental (prática) do ensino das ciências e de acompanhar os seus professores na implementação do projeto, com os seus alunos, nas suas salas de aula, ainda que remotamente.