No dia 23 de outubro, o projeto “Lab in a Box” (LiB) realizou uma sessão de apresentação no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) onde deu a conhecer os planos para a sua próxima edição aos professores inscritos nas Formações Acreditadas “Lab in a Box” – Oeiras no ano letivo de 2021/2022, e onde procedeu à entrega dos diplomas a representantes dos 14 professores pioneiros “Lab in a Box” formados no ano piloto de 2020/2021. 

O evento contou com a presença de quase meia centena de professores  do 1º ciclo e 2º ciclo que leccionam Estudo do Meio ou Ciências Naturais, em vários Agrupamentos de Escolas de Oeiras, além de membros do IGC e da Câmara Municipal de Oeiras, parceiros incontornáveis neste projeto.

Durante a sessão de apresentação Lab in a Box – Oeiras 2021/2022, a Drª Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC,  destacou a importância de entusiasmar todas as crianças com a ciência, e da continuação da colaboração entre cientistas e professores para adequar cada vez mais o projeto à sala de aula. O Dr. Pedro Patacho, Vereador da Educação da CMO, expressou o seu agrado por todos os resultados obtidos no ano piloto e a importância de um projeto desta dimensão que tanto contribui para o pensamento e futuro das crianças, tanto para o município como, no futuro, a nível nacional. Foi também palpável a satisfação dos professores pioneiros, os primeiros aderentes ao projeto, formados em plena pandemia no ano letivo de 2020/2021, bem como o entusiasmo dos professores que acabam de aderir ao LiB e que vão dar início a esta nova edição da aventura “Lab in a Box – Futuro com Ciência” no município de Oeiras.  

Neste momento a equipa LiB já tem 50 kits “Lab in a Box – Oeiras” preparados e cerca de 50 professores inscritos para o arranque das formações no novo ano escolar 2021/2022. Para além dos cerca de 500 alunos que realizaram as atividades experimentais LiB no ano letivo de 2020/2021, com este alargamento, o LiB deverá adicionalmente chegar a mais de 2000 crianças do concelho de Oeiras!